sexta-feira, 14 de novembro de 2008

RELATO DE UM SOLDADO - 1ª GM

Creio que todos sabem o quão terrível é um guerra - nesse caso, a 1ª Guerra Mundial -, porém, ninguém melhor que um soldado que participou dela, para relatar como ela realmente é.


Relato de um soldado

O campo de batalha é terrível. Há um cheiro azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabo em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros; um soldado apóia seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante. No cemitério de Langermak, os restos de uma matança foram empilhados e os mortos ficaram acima do nível do chão. As bombas alemãs, caindo sobre o cemitério, provocam uma horrível ressurreição. Num determinado momento, eu vi 22 cavalos mortos, ainda com os arreios. Gado e porcos jaziam encima, meio apodrecidos. Avenidas rasgadas no solo, inúmeras crateras nas estradas e nos campos.

(Extraído de: Rudolf Binding. Um fatalista na guerra. Em: Adhemar M. Marques, Flávio Berutti e Ricardo Faria. História contemporânea através de textos. 3. ed. São Paulo, Contexto, 1994, p. 119.)



Abraço!
Hey! Dog

3 comentários:

JAMES disse...

Credo! Realmente a guerra real não tem nada a ver com a de filmes hollywoodianos....abç!

Ana Maria disse...

nossa,infelizmente as pessoas mais afetadas em uma guerra,é populaçao,pessoas que nao tem nada a haver com a corrupçao e a ambiçao do poder,é lamentavel lermos relatos como esses. =/

jefer disse...

Infelizmente guerras sao inevitaveis... mortes sao acontecimentos que infelismente foram mecessarias somente para se perceber que com guerras so se traem destruiçoes...malditos corruptos...por causa deles familias inteiras pereceram....milhares aos bilhares....para qie outros viessem....isso e o pior dos absurdos....mas obrigado amigo do blog por postar essa mensagem...serve para abrirmos nossos olhos e para tentarmos fazer o mundo melhor....